Pinturas

Atividades

Restauração

Artigos

Biografia

Mestres

História

Contato

Vídeos Curtos

Shopping

English

Documentos

Home

MAIORIDADE RELATIVA

O Projeto A VALE, A VACA E A PENA atinge a “maioridade relativa” este ano. No dia 6 de maio completa 18 anos.

Embora uma serie de fatores (lugar, posição, dimensões, materiais, metodologia, data, período do ano) sejam controlados todos os anos, em nossa “instalação” nada é quantificado ou submetido a analise que vá além do teste para identificar a presença de ferro na poeira, feito com um ímã de enfeitar geladeiras.

Experimentação simples e sem risco, pode ser feita em qualquer lugar e hora. Vídeo demonstrativo está na página inicial do nosso site: www.galveas.com.

Não há pretensão cientifica. Nossa instalação é uma provocação artística, que coleciona frustrações. Não conseguimos sensibilizar as empresas poluidoras, o governo, políticos, mídia, universidades e instituições, mas apenas algumas organizações da sociedade civil, para uma reflexão profunda sobre a ocupação da faixa mais nobre do nosso precioso litoral com polos gigantescos de atividade siderúrgica.  Contrariando a sua vocação para moradia, turismo, esporte, lazer, pesca e cultivo de frutos do mar.

Nossas universidades de cultura livresca, que reproduzem informações em vez de gerar conhecimentos, são seguidas pelas escolas que estudam ciências repetindo experiências. Sem fazerem investigações próprias, desprezam o nosso ambiente.

Observando a poeira, que se depositou sobre as telas da provocação artística A VALE, A VACA E A PENA, em 2013, notamos que o volume total de partículas diminuiu.  O carvão deixou de ser componente expressivo do pó preto que  chega até nós, na Barra do Jucu.

Reduzido esse componente, nossa percepção é de um significativo aumento do percentual de partículas de ferro na composição da poeira,  mantendo o “pó preto”. Poluição atmosférica visível que respiramos obrigatoriamente, em toda Grande Vitória e arredores.

Verifique em sua própria casa, ou escola. Faça experiências. Esta é uma provocação feita anualmente, há 18 anos!

Kleber Galvêas, pintor.  WWW.galveas.com Tel. (27) 3244 7115 maio, 2014