RETRATOS NA BARRA DO JUCU
Exposição de Pinturas e Desenhos

ABERTURA: Dia 2 de setembro, domingo, das 10 às 18 horas
Período da Exposição: de 2 de setembro a 3 de novembro de 2007
Local: Ateliê Kleber Galveas. Antenor P. Carneiro, 66. Barra do Jucu
Vila Velha – ES. Tel. 3244 7115. ENTRADA FRANCA

Tenho o prazer de convidar você e amigos para o café da manhã e abertura da exposição dos artistas Lazlo Burjan e Ubaldo Filho, domingo, dia 2 de setembro, a partir das 10 horas. São vinte retratos expressivos: óleos e grafites.
O retrato é o gênero pictórico que exige a maior semelhança com o modelo. O bom retrato não expressa apenas o semblante das pessoas, mas também os sentimentos. A história das artes apresenta uma série de retratos célebres (o mais famoso é a Mona Lisa) eles fizeram de efêmeras criaturas, um documento da arte e da história.
Massena e Peniche Galveias diziam que o estudo do modelo vivo é a aprendizagem da matemática da pintura. Lazlo completou: “o autodidatismo só acontece com os poucos que nasceram com a centelha da genialidade, eu tive a sorte de ser discípulo de Bertalau Karlowsky e Sir Philippe de Lazlo; pintores que tinham a fonte aureolada pela genialidade, mas os pés plantados na realidade”.
A coleção desta mostra revela dois artistas aplicados e interessados numa busca sem fim: a exatidão da forma e o conteúdo do espírito human

LAZLO BURJAN: pintor naturalizado brasileiro retratou a aristocracia européia da primeira metade do séc. XX, e foi professor da Superior Academia Real de Budapeste. Morou em Paris como refugiado de guerra, veio para o Brasil em 1949. Faleceu aos 81 anos, em Copacabana, 1990. Entre 10 óleos desta mostra, figura um auto-retrato (capa de sua biografia), o retrato do Duque de Segóvia, filho de Afonso XIII, Rei da Espanha (já exibido no Museu Nacional de Belas Artes – Rio) retratos de personalidades do Rio, SP, MG, PR e Ceará. Pintor de primorosa formação estará representado por estudos e obras definitivas, que pertenciam a coleção da viúva do artista, hoje na pinacoteca da capixaba Louise de Marilac Miguel.
UBALDO FILHO: retratista atuando em Colatina (ES) apresenta desenhos recentes, e como Lazlo, expõe modelos masculinos e femininos. Tracejados infinitos, esbatidos e esfumados (sfumato) marcam contornos e criam volumes, modelando com claro-escuro belas ou sisudas fisionomias. Ubaldo participou de várias mostras em Vitória. Usa principalmente lápis para desenhar. Também modela a argila e funde o bronze. Estudou em Belo Horizonte e Boston, US, onde se especializou em retratos. Seus modelos são capixabas. Executa encomendas de retratos e troféus: [email protected]

Todos os retratos de Lazlo, morto há 17 anos, foram restaurados neste ateliê. Mostraremos a paleta do artista com as tintas organizadas por ele. Sua biografia, com 20 ilustrações, escrita por Violeta Burjan e patrocinada por José Carlos Fragoso Pires, será lançada no ES.

Esperamos sua visita e pedimos apoio na divulgação deste programa.
Nossos parceiros: GALWAN Construtora e Incorporadora, FAMA Jeans, Pousada ECO DA FLORESTA e ESTÚDIO BAR, não abatem do IR seus investimentos em cultura.
Ateliê Kleber Galveas tel. 3244-7115 www.galveas.com - [email protected]

 

LAZLO BURJAN


UBALDO FILHO

HOME - SUBIR